Porto de Galinhas, eu vou!

Não sei por que todas as pessoas entrevistadas até agora para a sessão Minha Praia Favorita no Mundo me contaram, antes de enviar as fotos, que ficaram sofrendo de saudades do seu lugar preferido depois de lembrar tudo de bom que já viveram para contar aqui pra nós no Vai pra Praia.

Só quero dizer a vocês, entrevistadas queridas, que eu as entendo perfeitamente. Também tenho a minha praia favorita no mundo e, em breve vou compartilhar esse amor com vocês. E, juro, tem dias que choro de saudades. E nem assim resolve.

Mas hoje é terça! Dia de felicidade, pois vamos conhecer a praia favorita de mais uma louca por praia!

Confesso que quando fiz o convite para a entrevistada de hoje, que sei que ama praia tanto quanto eu fiquei um pouco nervosa ao saber qual a praia favorita dela.

Eu aqui, cheia de preconceitos, sem nunca ter ido pra lá, sempre tive uma visão de que Porto de Galinhas (PE) fosse uma praia onde todos os casais passam férias ou lua de mel, entupida de turistas desavisados e mesas de plástico amarelas na beira da praia. Socorro! Salve-me quem puder!

Pensei com meus botões: “Como é que eu faço um blog pra dar dicas não turísticas de praias e vou falar logo de Porto de Galinhas? Vão achar que fiquei maluca! Que não tinha nenhuma pauta melhor”.

Mas não. Me engano com as praias mas não com as praieiras e praieiros. Nunca que a entrevistada de hoje me colocaria numa fria. Acabei descobrindo um lado maravilhoso e nada popular de Porto de Galinhas e agora estou eu aqui: louca pra ver ao vivo e compartilhar tudo com vocês.

Ficha-técnica da entrevistada/viajante: Melina Cuenca, recém-chegada ao incrível mundo dos 30 e recém-sobrevivente da crise decorrente deles. Dentista metida à encantadora de crianças, cidadã do mundo e nadadora amadora nas horas vagas. Por consequência disso, apaixonada/alucinada/desesperada por água desde que se conhece por gente, onde encontra seu ponto de equilíbrio e mais: se sente em paz no mundo inteiro. Enfim, do tipo de gente que não sabe viver sem ter grandes paixões todos os dias.

Melina e sua bebida preferida.

Melina e sua bebida preferida.

Pra ter uma ideia de como a nossa entrevistada fala com propriedade do lugar, ela já perdeu as contas de quantas vezes esteve na praia, de tanto que gosta. E claro, tem um segredo: a praia de Porto de Galinhas, situada no litoral sul de Pernambuco, fica a 50km da capital Recife, onde moram os pais e a irmã da nossa dentista/nadadora/praieira. Vamos combinar que assim tudo fica um pouquinho mais fácil.

Melina garante que Porto de Galinhas é passagem obrigatória em todas as idas dela à Recife. “Se eu não for, é como se alguma coisa muito importante estivesse faltando”, conta.

Ah! Só para lembrar: comentários em itálico são meus, que adoro me intrometer nas respostas das pessoas.

Vai pra Praia! – Queremos saber: o que de tão especial tem Porto de Galinhas?

Melina - Um dia em Porto de Galinhas é sinônimo de um dia de alegria, de curtir a família, matar a saudade de estar junto dos que amo. Felizmente também já tive a chance de passar dias inesquecíveis nessa praia com alguns dos meus bons amigos dessa vida. Ainda não desisti de curtir pelo menos um dia com todos os outros por lá (Sim! Podemos ir!). Sou doente por água e, para aqueles que gostam de estar na água, essa praia é especialmente deliciosa. E até pros que não gostam ! Porto de Galinhas tem um mar incrivelmente maravilhoso para nadar, que pode estar de diferentes maneiras dependendo da maré. Eu, particularmente, amo quando está um pouquinho mais agitado, cheio de ondas, mas também não me incomodo se estiver flat. Dá pra ficar curtindo aquela beleza sem se preocupar em levar um caldo. Também gosto muito de curtir a beira da praia, apesar da quantidade de turistas que sempre se fazem presentes, inclusive nas segundas-feiras (Ai! Medo de turistas! Fale mais sobre isso). E, por ter esse apelo turístico imenso, é uma praia com muita infraestrutura, onde não é necessário levar guarda-sol, nem cadeira e nem levantar de onde está para comer ou beber alguma coisa.

Como minha família é adepta dessas facilidades, normalmente estou no meio dessa galera. Confesso que tem horas que é uma delícia ter uma sombra enorme e água fresca (leia-se caipirinha), mas tenho pra mim que esse é o único ponto negativo desse lugar, visto que sou fã de praias mais desertas, onde dá pra curtir a natureza e aquele silêncio gostoso, mesmo que isso custe um pouco do conforto.  Por essas e outras sempre curto dar longas caminhadas pra bem longe da área cheia de gente (Ah, ok. Tudo entendido. Dá pra chegar, escolher o “acampamento” e sair para conhecer os pontos mais tranquilos. Perfeito!).

Praia linda e nem tão cheia assim.

Praia linda e nem tão cheia assim.

E quem cansar de nadar e tomar banho de sol faz o quê?

Porto de Galinhas é conhecida por suas lindas piscinas naturais, aonde se chega de jangada. Eu, sinceramente, não vejo muita graça e acho o passeio turístico demais. Tanto que demorei bastante tempo até fazê-lo. Mas, de repente, quem tiver a oportunidade de ficar na praia por mais de um dia, talvez valha a pena. Só pra não dizer que não conheceu as piscinas (#ficadica #dicanaoturistica #seliga).

Com tanta infraestrutura, o que tem de bom pra comer lá?

A comida é ótima! Tem tanta coisa pra comer que poderia ficar aqui um século contando. Mas eu, particularmente, gosto mesmo de uma pinacolada que fazem por lá. Tanto na beira da praia como no centrinho dá pra comer muito bem e tem pra todos os bolsos e gostos (Viram né? Pergunto da comida e ela responde sobre a bebida. Vai saber por que não lembra o que tem pra comer… muitas pinacoladas na cabeça. Hahahaha…).

Você fez amigos lá? Conheceu o amor da sua vida?

Amor da vida? Vale a própria praia? (Vale! Aqui no Vai pra Praia vale tudo!)

Porto de Galinhas tem um encanto meio mágico sobre mim. Antes de conhecê-la nunca foi uma das minhas prioridades, nunca morri de vontade de estar lá. Mas uma vez que aconteceu, foi amor à primeira vista. Daqueles arrebatadores, que dão um frio na barriga toda vez que a gente lembra.

Meu coração com certeza bate mais forte toda vez que ponho os pés naquela areia e, nesse momento, deu um aperto de tanta saudade e vontade de estar lá novamente. Nunca esqueço de tirar uma foto com os próprios olhos daquela paisagem deslumbrante para lembrar nas horas difíceis do dia a dia e faço uma pequena prece para agradecer à Deus toda sorte que tenho, por estar ali novamente.

Mas respondendo a pergunta, sim. Conheci um dos amores da minha vida por lá!

A cor inesquecível do mar.

A cor inesquecível do mar.

Tem algo único que você só viu nessa praia?

Como qualquer praia turística do nordeste, a gente vê de tudo. Repentista, vendedor de tudo que você imaginar e até cantor-celebridade local. Um deles é o Zé Matuto do Forró, que tem uma voz linda e realmente é uma delícia de ouvir cantar. Até pra mim, que prefiro as praias silenciosas. Ah! Tem a Pérola, figura que conheci nas primeiras vezes que estive na praia e que, vez ou outra, encontro por lá. A Pérola é um homem (hum?!) de dois metros com as mãos mais delicadas e habilidosas para artesanato que eu já vi. Faz umas bijuterias lindas (Comunicamos à entrevistada que quem conhece os “locais” da praia não é mais turista!).

Pérola!

Pérola!

O que Porto de Galinhas tem de mais inesquecível para você?

Foi nessa praia que tive meu primeiro contato com o surf, esse esporte incrível, que sempre fui alucinada para aprender (e continuo querendo). Foi lá também que aprendi a mergulhar. Para ser 100% feliz, só mesmo o dia em que eu puder participar de uma prova de natação de águas abertas, minha grande paixão, naquele paraíso. Vou querer nadar com a cabeça fora da água pra curtir o visual.

Primeira aula de surf.

Primeira aula de surf.

Com os bons amigos da vida na praia preferida.

Com os bons amigos da vida na praia preferida.

O que te faria voltar pra lá amanhã?

Quer dizer, o que NÃO me faria voltar pra lá? Nesse momento estou embaixo de um cobertor, lembrando da sensação daquele calor do sol na pele, do bronzeado lindo que eu só consigo no nordeste, daquela água morna, da areia branquinha,  dos dias que chego na praia com maré zero e corro pro mar igual criança, daquele fim de tarde com uma luz inigualável. Precisa de mais argumentos? (Não. Tá bom assim. Já nos convenceu! Pessoal fica nervoso com o inverno.)

Final de tarde: hora mágica!

Final de tarde: hora mágica!

Você moraria lá? Por quê?

Impossível não fantasiar sobre isso nos dias que estou de saco cheio dessa vida sulista. Talvez em um rompante de mudar as coisas, eu moraria sim. E por que não? Boas razões não me faltam. Sempre imagino que seria muito feliz naquele lugar.

Agora que já nos convenceu, quem quiser ir pra lá vai como?

Voa pra Recife, aluga um carro, anda 50 km e “Bem-vindo ao paraí…Ops! Porto de Galinhas!”. Rápido e simples assim.

4 pensamentos sobre “Porto de Galinhas, eu vou!

  1. E quem mora aqui do lado e trabalha lá pertinho (10km !!!!) #comofas ??????
    É incrivel ne, acho Porto lindo, mas não sinto essa adrenalina toda ! Deve ser pq quanto mais perto, menos valor a gente dá pro que tem… vai entender os humanos !!!
    Confesso que as vezes, no meio do transito caótico de Recife, eu viro uma esquina e enxergo o mar cor de esmeralda da Praia de Boa Viagem e chega a faltar ar de saber que estou aqui, a metros de distancia dele !
    Venham pra cá meninas (leia-se Barbarella) e levo vocês pra conhecer uma praia ainda MAIS linda que Porto de Galinhas…Praia dos Carneiros ! É tudo que vocês adoraaaaaam, deserta, calma, sem turistas e MUITO MUITO linda… praia deserta, areia branquinha, coqueiros verdinhos, céu azul e aquele mar verde-esmeralda de tirar o folego: paraíso define !

Deixe um comentário

