Por mais livros na beira da praia!

Se algum dia eu der de cara com uma estante de livros como essa na beira da praia, juro que me mudo pra lá. Não. Na verdade eu me mudaria por muitos outros motivos. Mas essa estante seria um forte argumento.

Celebrating the 30th birthday of the IKEA BILLY bookcase on Bondi Beach, Sydney, Australia

Todo verão eu escolho um livro para amar. Em 2013, “Um Bestseller pra Chamar de Meu”, em 2012 “Julieta Imortal” e assim foi a vida toda.

Tudo bem que dependendo da praia que você está e do caminho que você tem que fazer até o mar, nem sempre é muito fácil carregar além da cadeira, guarda-sol, toalha, canga e bolsa e mais o livro. Ainda mais se ele tiver acima de 500 páginas. Tudo isso sem tropeçar, usando óculos e boné. Mas pra mim sempre vale a pena.

A chegada à praia é sempre atarefada. Instalar o guarda-sol na direção certa, posicionar as cadeiras de acordo com o sol, o mar, as pessoas e tudo isso precisa ter um layout harmônico, para que todos que estão com você possam lhe enxergar para conversar, alcançar o chimarrão, dividir um fone de ouvido, enfim. Tudo muito bem pensado.

Depois vem a etapa protetor solar. No pé você já deve ter passado em casa, claro. Porque ninguém aqui é amador e quer ficar com pés vermelhos de turista. Aí vem protetor no corpo, no rosto, na tatuagem, no cabelo e na boca. Tudo isso com ajuda dos (as) amigos (as), namorado (a), irmã (o). Já que nas costas é impossível fazer isso sozinho.

Quando finalmente você senta na sua linda cadeira colorida, que combina com o seu guarda-sol e sua canga, o cansaço já bateu. Afinal, nessa função toda, pelo menos meia hora foi “perdida”.

Você dá uma conferida no mar, nas pessoas tomando banho de sol, nos surfistas, nos fortinhos jogando frescobol, nas crianças fazendo castelinho e percebe que tudo está no seu lugar e na santa paz. Olha para o lado e vê que todos os seus amigos e amigas já estão dormindo, ouvindo música, curtindo uma ressaca.

Esse é o momento! Finalmente chega a hora da leitura.

Você fica na posição mais confortável possível, contanto que nunca seja de costas para o mar, e, quando vê, já não está mais ali. Entrou na sua bolha literária, fechou a janelinha do bate-papo e ninguém mais te acha. Lá se foi você pra dentro da sua história.

Nesse transe profundo, os únicos movimentos permitidos são os que fazem você mudar de posição para que o bronzeado permaneça uniforme. Por que disso não dá para descuidar!

Quando volta ao mundo real, já está quase na hora do chimarrão de fim de tarde. Às vezes até perde um muso que passou na beira da praia, o vendedor dos biquínis que você queria tanto comprar ou alguém conhecido que tenha vindo até o seu guarda-sol pra conversar. Mas é que você precisava terminar pelo menos aquele capítulo, né? Sim. Eu entendo.

Mais que entendo. Posso garantir por experiência própria que mesmo você não prestando atenção nas pessoas, elas prestam atenção em você. Porque sua concentração e seu interesse pela leitura, por incrível que pareça, chama a atenção tanto quanto seu biquíni e seu bronzeado. E não foram poucas as vezes que os livros lidos na beira da praia viraram assunto para conversar durante a noite com alguém que ficou no mínimo curioso para saber qual era a história tão boa capaz de prender você por completo.

Praia de Santigo, Maresias, SP.

Praia de Santigo, Maresias, SP.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Por mais livros na beira da praia!

  1. Bah, tem uma praia em Santa, acho que é Matadeiro, que tem um tiozinho com uma casinha cheia de livros usados, é um sebo tri massa na beira da praia, numa trilha, ele vende e troca altas ideias sobre todas as histórias que ele tem lá. Muito bacana, vale a pena… Se eu tivesse uma foto, mandava pra ti, muito legal mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s