Terra do Nunca Carioca!

A entrevista de hoje da sessão Minha Praia Favorita no Mundo é uma mistura de saudades com sonhos futuros e muita natureza.

Desde o início dessa sessão ainda não tínhamos entrevistado alguém que morou na sua praia favorita, ou melhor, que nasceu nela. Isso mesmo! Quem nos leva para viajar hoje é uma nativa, local, bicuíra mesmo, que nasceu e morou na praia até os 16 anos.

Nossa entrevistada, amiga que a vida me deu de presente, nos conta sobre o que ela chama de sua “Terra do Nunca” e fala muito de onde buscar a paz. Nós, que amamos tanto a vida na praia, sabemos bem o que é isso. E é por este motivo que o papo de hoje é tão especial.

Preparem-se, pois estamos indo para Mambucaba, no Rio de Janeiro.

Nunca ouviu falar? Que bom! O Vai pra Praia quer mesmo te mostrar lugares que nem todo mundo conhece pelos olhos de quem conhece muito. A praia de Mambucaba pertence à Paraty, perto de Angra dos Reis. Conseguiu se localizar melhor? Então já entendeu que vamos para um paraíso, certo?

Ficha técnica da entrevistada/local: Amanda Schenkel, relações públicas, flamenguista, originalmente carioca e praticamente gaúcha apesar de ainda falar “porrrrque” e “que merrrrda”. Ainda nem desfez a mala da viagem da Europa e já entrou no clima do verão, louca pra ganhar o mundo novamente. Nascida no mar mora em Porto Alegre, onde busca conquistar tudo o que precisa pra poder voltar a morar na praia.

Vai pra Praia!

Amanda Schenkel

Mambucaba é uma vila residencial, onde moram os funcionários da Usina Nuclear de Angra dos Reis. Um lugar pequeno com casinhas padronizadas. Portanto, não há pousadas ou hotéis na praia. O mais próximo é o hotel do Bosque que te leva de barco até lá.

Mas não se decepcione! Até o final da entrevista você vai descobrir muitas maneiras de chegar até a praia.

Mambucaba RJ

Com vocês, Mambucaba, RJ.

Toda a região é repleta de prainhas, ilhas, cachoeiras e montanhas. Tem ecoturismo para todos os gostos e bolsos. Desde os passeios nos barcos mais luxuosos pelas ilhas dos famosos até uma simples trilha por regiões lindas.

Amanda destaca as praias pouco exploradas da região e, para quem preferir, um maravilhoso banho de cachoeira. “Eu particularmente gosto muito da Cachoeira do Iriri e do Tobogã de Cunha. Outra dica que não pode faltar é a praia de Trindade, linda e com uma galera show”, conta.

Cachoeira do Iriri

Cachoeira do Iriri

Mambucaba RJ

Tobogã de Cunha

Comida boa e saudável sem tirar os pés da areia!

Como toda boa praia, tudo o que tiver frutos do mar é uma ótima pedida. Amanda recomenda: “há uma vila de pescadores linda chamada Tarituba, onde foi gravado o remake da novela Mulheres de Areia, da qual participei como figurante (Que fina! O blog agora entrou no mundo dos famosos!). Mas isso é um caso à parte. Voltando ao assunto gastronomia, em Tarituba é possível sentar em barzinhos muito agradáveis com os pés na areia e comer porções deliciosas de peixe e camarão por preços incríveis! E o melhor, tudo muito fresco”.

#Causo da infância de quem morou na praia: “Quando eu morava lá, o Antônio da peixaria ligava pra minha mãe e dizia que tinham voltado do mar e estavam com peixes fresquinhos. Outros tempos!”.

Vai pra Praia! – Como é a noite na região?

Amanda – Temos um clube por lá, o Campestre. As festas costumavam ser boas. Especialmente no verão quando tínhamos visitantes de vários lugares.

Confesso que já faz um bom tempo que não vou ao Campestre e, portanto, não sei dizer se a noite ainda é boa. Mas Paraty oferece ótimas opções de diversão à noite. Paraty é simplesmente demais! Uma cidade linda e com uma efervescência cultural e gastronômica enorme.

Paraty, RJ

Paraty, RJ

Mergulho em Paraty

Mergulho nas águas cristalinas de Paraty.

O calendário de eventos da cidade é vasto. Sempre tem alguma coisa acontecendo por lá como, por exemplo, a Festa do Divino, o carnaval de rua, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), festivais de música, Festival da Pinga, entre outros. Sugiro pesquisar o calendário da cidade antes de escolher a data da viagem.

#Dica de quem morou na praia: o Festival da Pinga é demais! Não deixe de tomar a cachaça com mel e de provar a cachaça Gabriela, de cravo e canela.

Festa do Divino em Paraty.

Com a família, na Festa do Divino em Paraty.

Paraty RJ

Vai uma cachacinha aí?

Vai pra Praia! – Ainda tem amigos lá? Conheceu o amor da sua vida?

Amanda – Tenho grandes amigos lá. Amigos pra toda a vida. Alguns permanecem muito presentes outros nem tanto. Mas sempre que encontro alguém que tenha feito parte da minha história me emociono e lembro de como fui feliz naquele lugar.

A minha Terra do Nunca é tão especial que até um grande e amor ela me deu. Lá eu conheci o amor que me acompanha até hoje. Infelizmente a vida nos separou e nos fez seguir adiante, deixando o outro para trás. Mas apesar de tudo, o sentimento continua ali, machucando as vezes, outras apenas como uma lembrança boa, mas ali, sempre ali.

Era uma vez em Mambucaba

Era uma vez em Mambucaba

Vai pra Praia! – Que tipo de pessoas vamos encontrar por lá?

Amanda – Quando falamos em Angra dos Reis a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas é riqueza, fama, lanchas e essas coisas. Mas, nem todo mundo é assim.

Lógico que tem muitos ricos e famosos, mas a maioria é gente comum como eu e você (pobres e desconhecidas, isso?). Gente que ama praia e principalmente natureza e aproveita as muitas as opções de ecoturismo (Ah bom! Entendi!).

Vai pra Praia! – O que te faria voltar pra lá amanhã?

Amanda – Eu voltaria pra lá agora. Amanhã é muito tempo. Lá eu encontro minha paz (Depois dessa declaração, encerraria a entrevista aqui. Assim a Amanda já poderia ir arrumando as malas…).

Fim de tarde em Mambucaba.

Fim de tarde em Mambucaba.

Vai pra Praia! – Voltaria a morar em Mambucaba?

Amanda – Voltaria a morar lá com certeza, mas não agora. Sinto falta de poder ir mais vezes, de me sentir mais perto. Mas ainda não realizei tudo o que gostaria antes de voltar.

Criaria meus filhos lá exatamente como eu fui criada, com liberdade e em contato direto com a natureza. É lá que eu quero curtir minha velhice, meu descanso. 

Mambucaba, RJ.

Mambucaba, RJ.

Te liga nas dicas de como chegar até Mambucaba

#De ônibus: Estando no RJ, você pode pegar um ônibus para Paraty da empresa Costa Verde. A viagem dura em média 4h30.

#Saindo de carro do Rio: pegue a rodovia Rio Santos, uma estrada com vários picos com um visual incrível. Mas atenção! A estrada exige cuidados. Além da conservação não ser lá essas coisas, são muitas curvas e algumas são traiçoeiras. #teliga

#Dica de quem morou na praia: “Caso prefira sair aqui do RS ou de SC de carro, o caminho é por São Paulo e sugiro ir pelo litoral. Tire uns dias para isso, assim você pode parar em várias praias lindas que vai encontrar pelo caminho”.

ATENÇÃO!

Pedido especial da Amanda: “Quando voltarem me contem o que acharam do meu paraíso, da minha Terra do Nunca!”.

Pedido especial do Vai pra Praia!: Caso alguém decida ir pra lá amanhã ou agora, estamos aceitando carona. Obrigada.

Um pensamento sobre “Terra do Nunca Carioca!

Deixe um comentário

