Recolhe teu lixo, mané!

Com a proximidade do verão, retomar a sessão Memorandos aqui do blog torna-se essencial.

Agora vem a época da turistada. A época dos desavisados. Aquele pessoal que de repente explode na praia fazendo barulho e você não sabe nem quando nem de onde eles vieram. Que te param na rua e perguntam para que lado fica o mar, qual é a melhor noite e onde tem um caixa eletrônico.

Quanta paciência é necessária para conviver com tantos estranhos nesse espaço democrático chamado praia.

Enfim, não sejamos tão intransigentes. Turistas levam além de bagunça, barulho e caixa de isopor, dinheiro, empregos e o movimento que é essencial para a sobrevivência dos nativos do litoral no restante do ano.  E, além disso, alguns são bem gatos.

Então, vamos lá…

Querido (a) turista!

Você que trabalhou o ano inteiro entre quatro paredes brancas, muitas reuniões e quase nenhuma janela. Você que ainda não teve tempo para pegar nenhum raio de sol no corpo e está louco (a) para adquirir aquele bronze para ficar com um ar de saudável. Você que se puxou o ano inteiro na academia e não vê a hora de fazer a exposição do corpinho na areia para que, finalmente, alguém valorize todo o seu esforço. Você que economizou o ano inteiro uma parte do salário para gastar tudo em caipirinha e camarão na beira da praia em dez ou quinze dias. Você aí que está contando os dias para o verão e para as suas férias!

Atenção!

Vai pra praia! Vai ser feliz! Aproveite as suas férias. Mas é o seguinte: quando o sol baixar, a cerveja terminar e a maresia chegar, RECOLHA SEU LIXO ANTES DE PEGAR O CAMINHO DE CASA!

Quem mora na praia ou está nela o ano inteiro promete tolerância para com as bagunças de vocês, com o barulho sem tamanho, com as bebedeiras e farofadas à beira mar e com o alto número de cabeças a mais dentro e fora d’água.

Mas tolerar lixo de turista na beira da praia é impossível. É o fim dos tempos! Deixar lixo na praia está fora de moda há muito tempo! Trata-se de cafonice e ignorância em alto nível e ninguém mais tem paciência com isso.

lixo_na_praia

Então te liga mané! Mesmo não parecendo, a praia também é tua e faz parte da tua obrigação como cidadão (ã) cuidar dela. Nada de lata de cerveja, embalagens de plástico de comidas, guardanapos, garrafinha de suco e, PRINCIPALMENTE, tocos de cigarro! Já é insuportável aguentar alguém largando fumaça no teu nariz sob um sol de 40ºC. Ter que instalar a canga em cima de tocos de cigarro ou ver seu filho fazendo castelinho de areia + cigarro está fora de cogitação.

Vai pra praia! Faz piquenique. Seja feliz sendo turista! Mas não esquece a sacolinha pra recolher teu lixo e levar embora contigo pra bem longe do mar.

lixo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s