Para voltar com tudo das férias para o treino

Voltando das férias?

O Professor Max dá as dicas!

Sessão Vai pra Praia Musa no blog Vai pra Praia!Olá musas!

Mais uma quinta-feira para falarmos sobre a nossa saúde, certo?

Essa semana a coluna Vai Pra Praia Musa traz uma entrevista exclusiva com o professor Max Campani, meu atual treinador de musculação que tem um currículo de tirar o fôlego!

Pensando em como retornar à rotina é complicado e como a nossa ansiedade em buscar o que foi perdido durante as férias domina nossas mentes, preparei uma dose de boas informações para queimar os pensamentos negativos. Vamos lá?

Entrevista com Max Campani

Vai pra Praia Musa por Cláudia Janjar

Cláudia – Hoje de aluna (e fã número 1), passo para colunista e curiosa. Conta para nós: o que você faz atualmente e há quanto tempo trabalha com esporte?

Max – Atualmente sou professor na Companhia Athletica, uma das maiores redes de academias do país. Atuo nas áreas da musculação, prevenção, programa de resultados e treinamento individualizado.

Cláudia – Você está acostumado a trabalhar com os mais variados tipos de objetivos dos seus alunos. Para aqueles que estão retornando das férias e exageraram no verão, o que você aconselha de treinamento? 

Max – Boa pergunta essa, Cláudia. O pessoal que tira férias, geralmente, se descuida um pouco e, quando volta, é um lamento só. Para aqueles que exageraram nas férias o ideal é recomeçar devagar, fazendo um treino regenerativo primeiro para recuperar a força e melhorar o condicionamento. O ideal é aumentar as repetições e diminuir a carga que você usava antes de sair em férias e, é claro, seguir a dieta de uma boa nutricionista.

Cláudia – Quanto tempo é necessário para retomar o ritmo anterior (antes das férias), no caso de quem faz musculação? E no caso de quem pratica esportes de alta resistência?

Max – Isso é muito relativo. Cada pessoa responde de uma maneira diferente. Mas, em média, seriam de três a quatro semanas para retornar ao mesmo ritmo de antes das férias. Quem pratica esportes de resistência, geralmente, não para de treinar. Pode até diminuir o ritmo (chamado pré-temporada), mas não para totalmente.

Cláudia – Para quem quer retornar à rotina, mas busca uma atividade física aeróbica. O que você recomenda?

Max – Mais uma vez, depende de cada objetivo. Mas, existem várias aulas legais como o Kangoo  o Jump, o Running Class, o Spinning, entre outras. São aulas dinâmicas e em grupo onde a aluna, além de melhorar o condicionamento físico, ainda interage com as outras pessoas e com o professor, sem correr o risco de a aula tornar-se monótona.

Cláudia – Alongamento pré e pós-treino. O que você acha disso?

Max – Alongamento é sempre pós-treino. Sabemos da sua importancia na prevenção de lesões. Mas, para pré-treino, o ideal é sempre fazer um aquecimento.

Cláudia – Diga um exercício de musculação em que você acredita muito e que pode mudar radicalmente o físico de um aluno.

Max – Não existe fórmula mágica e sim determinação do aluno em treinar. Para mim, todos os exercícios na musculação são importantes e, para cada aluno, vai existir um melhor. Eu, particularmente, gosto muito de passar o agachamento para minhas alunas  por se tratar de um exercício multi-articular (ativa mais de uma articulação) e requer a ativação de vários grupos musculares, entre eles o tão cobiçado glúteo, no mesmo exercício.

Cláudia – Levando em conta o fato de você já ter sido militar, fale um pouco dessa experiência e o que você conseguiu aproveitar disso para a sua vida profissional como educador físico.

Max – Na minha família quase todos os homens foram ou ainda são militares. Então, já vim com isso de berço. A minha casa era a extensão do quartel. Para meu pai, sempre fomos criados de forma rigorosa (mas nunca com abusos). Então, não poderia ser diferente comigo: estudei no Colégio Militar e, logo após, fui para o EAOT (escola da aeronáutica de oficiais temporários onde me formei 2º tenente e fiquei por oito anos passando por vários lugares como Brasília, Rio de Janeiro e aqui em Porto alegre).

Isso me ajudou bastante na vida de educador físico, pois era acostumado com a disciplina do quartel e também fui atleta (faixa preta de Tae Kwon Do 2º dan), onde aprendi bastante com meus superiores. Assim, procuro dividir essa mesma disciplina e força de vontade com meus alunos, ajudando sempre a buscarem seus objetivos.

Coach querido! Obrigada pelas dicas e informações. É sempre um prazer dividir meu dia com você! Para você um beijo e até amanhã.

Para as nossas leitoras, um beijo e até quinta que vem!

Torço sempre por vocês!

Quer contratar o Max como personnal? Adicione ele como amigo no Facebook: Max Campani

https://www.facebook.com/max.campani

Sessão Vai pra Praia Musa no blog Vai pra Praia!

Deixe um comentário

