Jingles que animam (ou não) a praia

Quem aqui nunca foi acordado (a) pela corneta do vendedor de picolé na beira da praia e quase enfartou de susto em seguida?

Pois bem. É sobre isso que quero trocar uma ideia no post de hoje.

Nos dois últimos finais de semana que passei no litoral gaúcho, os sons tradicionais da beira da praia me chamaram atenção. Fiz uma retrospectiva e lembrei-me dos jingles praieiros que me acompanham desde a infância.

Viajei em pensamento para as praias que já conheci tentando lembrar dos sons que me marcaram em cada uma.

Aqui no litoral gaúcho, a trilha sonora até se modernizou, mas algumas coisas nunca mudam. A corneta do vendedor de picolé é clássica. E você pode ter certeza de que se ele percebe alguém tirando um cochilo gostoso, é 100% certo que vai tocar a corneta bem no ouvido da pessoa. Só de sacanagem. Depois de dar aquele susto no veranista, ele vai dar uma risadinha e fazer de conta que nada aconteceu. As crianças adoram! Já ouvem a corneta de muito longe e saem logo gritando para os pais: “lá vem o picolé!” ou, no caso da minha infância: “mãe! Lá vem o picolezeiro!”.

Vendedor de picolé no litoral RS blog Vai pra Praia!

Outro som bem familiar é o do vendedor de cascão. Oi? Compliquei? Não sei o nome científico desse alimento, mas trata-se de uma espécie de casca de sorvete bem fininha e enrolada como se fosse uma folha A4. Melhorou? Pois então, o vendedor dessa iguaria desfila pelas praias gaúchas com um “instrumento musical” constituído por uma tábua e um ferro móvel, que fica batendo na tábua e faz um som muito singular e inesquecível. Também é possível escutar a quilômetros de distância.

Fora esses sons tradicionais e históricos do litoral gaúcho, de uns tempos pra cá as músicas eletrônicas começaram a tomar conta da beira da praia durante o verão. Não vou entrar no mérito dessa questão, pois quase todo mundo sabe que eu tenho verdadeiro horror a esse tipo de barulho na beira da praia. Vou me resumir dizendo que as raves na areia me impedem de ouvir as cornetas das baterias dos campeonatos de surf. E isso não é nada legal. Haja fones pra aguentar!

Música na praia no blog Vai pra Praia!

Do litoral catarinense, mais especificamente da Praia do Rosa (ah! Lá vem ela falando do Rosa de novo!), um dos sons clássicos do verão é o do vendedor de queijo (aquele que a colunista Cláudia Janjar nos proibiu de ter qualquer aproximação no post que escreveu na sessão Vai pra Praia Musa – https://vaiprapraia.wordpress.com/2014/01/30/a-vez-das-barrinhas/). Mesmo não comprando o queijo a gente sabe que ele está bem próximo de nós quando ouvimos “Olha o queeeeeijooo!”. Teve um verão que o rapaz foi mais criativo. O jingle era assim: “Olha o queijo coalho! Assa na hora, sem demora!”. Esse era meu favorito!

A Praia do Rosa já teve também um vendedor de tornozeleiras de prata. Ele tinha um jeito todo charmoso de anunciar o seu produto. Algo do tipo: “Tooornozeleiiiiras”. Não era um grito. Não incomodava. Era quase um versinho. Nesse verão ele ainda não apareceu. Deve ter se mudado de praia.

Já as praias mais populares do nordeste são o próprio inferno. Lá as pessoas só não vendem a mãe. Pelo que eu saiba. Você não tem um minuto de paz! A todo o momento passa alguém oferecendo algo da maneira mais artística possível. Pra tudo tem um versinho, uma história, uma trilha sonora ou uma piada que, se você achar graça por educação, terá que aguentar o vendedor por mais 20 minutos no mínimo. Acho que conseguem ser piores do que as músicas eletrônicas de algumas praias do RS. Na verdade não sei. Porque no nordeste você precisa escutar axé durante todo o tempo que permanecer na beira da praia. Difícil concluir o que é pior.

cangas para praia no blog Vai pra Praia!

Para quem vai pra praia desde que nasceu, tem sons que acompanham a mente desde sempre. Todos os verões. Alguns marcam só um verão. Mesmo que seja muito.

O que eu sei é que, neste momento, tudo o que eu queria era estar na beira da praia. Mesmo que fosse pra ser acordada pela corneta do vendedor de picolé.

E você? Quais os sons que te lembram da beira da praia e o verão? Conte aqui pra gente!

Deixe um comentário

